Início / Sem categoria / Tenha pensamento crítico.

Tenha pensamento crítico.

54

O pensamento crítico é uma excelente ferramenta no processo de aprendizagem. É ele que concede a autonomia necessária para que os estudantes possam pensar por si mesmos, tomando por base os “gigantes do conhecimento”. Abaixo, estaremos listando algumas questões que caracterizam o processo crítico de aprendizagem. As perguntas listadas são padronizadas, entretanto, podem ser adaptadas de acordo o público ao qual queira explorar tal instrumento.

1. O que está acontecendo?

Estabeleça o básico do assunto e comece a se questionar.

1. Por que isso é importante?

Pergunte-se qual é a importância do assunto estudado.

1. O que eu não vejo?

Considere, sozinho ou com outras pessoas, se há alguma informação ou perspectiva crucial que possa estar faltando.

1. Como eu sei?

Identifique como você sabe o que você acha que sabe, e como esse significado foi construído.

1. Quem está dizendo isso?

Identifique a posição da “coisa” – um orador e sua posição sobre um problema, por exemplo – e então considere como essa posição poderia influenciar o seu pensamento.

1. O que mais? E se?

Pergunte: “o que mais devemos considerar?” e “se considerarmos isso, como isso mudará X ou Y?”

Fonte: TeachThought Staff

Sobre Lidiana Vieira

Lidiana Vieira, graduanda do Curso de Sistemas de Informação no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Bahia. Bolsista colunista no InQ.Ifba