CAALE

Por:  Professora Drª. Giêdra Ferreira da Cruz

Cento de Aprendizagem Autônoma de Línguas Estrangeiras (CAALE/UESB)

download

Na última terça feira, dia 03 de outubro de 2017, o CAALE recebeu a visita do Prof. Jhonatan Allan de Andrade Rabelo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), como forma de intercâmbio de ideias acerca dos Centros de autoacesso. Os Centros de autoacesso são espaços voltados para aprendizagem de línguas, fundamentados nos princípios da autonomia. Nessa oportunidade, o referido professor fez um histórico do centro de autoacesso da UFPA, bem como os serviços, as práticas e pesquisas que nele são desenvolvidos.

Criado pela Profa. Dra. Giêdra Ferreira da Cruz e vinculado ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), o centro de autoacesso da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) é conhecido popularmente como “Laboratório de Línguas da UESB”. No entanto, o Centro de Aprendizagem Autônoma de Línguas Estrangeiras (CAALE), vai muito além da missão de um laboratório de línguas, uma vez que atende aos acadêmicos de diversos cursos da UESB/campus de Vitória da Conquista, matriculados nas disciplinas de línguas e literaturas estrangeiras (graduação e pós-graduação); oferece atividades de extensão relacionadas ao ensino e à aprendizagem de língua estrangeira para toda comunidade interna (alunos, professores e funcionários) e externa (região em geral), bem como desenvolve pesquisas com foco em linhas temáticas diversas da área.

Por ter o aluno como meta principal, O CAALE fornece um atendimento de qualidade ao estudante, visando o aprimoramento na língua alvo ao amenizar deficiências anteriores, redundando, assim, no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de línguas estrangeiras.  Desse modo, para o seu pleno funcionamento o CAALE/UESB conta com a colaboração dos professores de línguas estrangeiras.

Sobre Lorrane Tigre

Lorrane Tigre Colunista do Portal InQ.Ifba