Início / Sem categoria / Computação em nuvem abre espaço para profissionais

Computação em nuvem abre espaço para profissionais

Com uma Internet cada vez mais rápida, com um número de usuários cada vez maior e a evolução dos softwares em geral, tornou-se a nuvem uma realidade para quem tanto depende dessa ferramenta e, constantemente abre espaço para profissionais na área de computação em nuvem.

O conceito de computação em nuvem, conhecido como cloud computing, refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento, cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem. Em um sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador, pode-se ter acesso à informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet.

A nuvem pode ser privada, pública ou híbrida. As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário, como por exemplo, nas empresas. Numa nuvem pública os serviços são apresentados por meio de uma rede aberta para uso público. As nuvens híbridas tem uma composição dos modelos de nuvens públicas e privadas. Elas permitem que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma reserva de recursos em uma nuvem pública.

A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador.

O cenário positivo traz boas perspectivas para o profissional capacitado na área da Tecnologia da Informação (TI). A demanda é crescente, uma vez que a tendência do uso de tecnologia só aumenta a cada dia.

Para quem deseja trabalhar com computação em nuvem, é necessário estar sempre atualizado com as constantes mudanças da tecnologia, devido aos diversos recursos que esta área possibilita.

 

 

Sobre Jennifer Nogueira

Jennifer Nogueira, graduanda do curso de Engenharia Elétrica pelo IFBA - Campus Vitória da Conquista. Voluntária do Portal InQ.IFBA e estagiária na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista - PMVC.