Início / Dicas Culturais / A livraria mágica de Paris

A livraria mágica de Paris

IMG-20180313-WA0007Eu fui seduzida pelo título romântico “A livraria mágica de Paris”. Até achei que seria uma leitura voraz, afinal, livraria e Paris juntas, é uma combinação avassaladora. Logo nas primeiras páginas entendi que deveria degustar esse livro com mais calma.
Numa narrativa leve e cativante, a autora Nina George conta a linda história de Jean Perdu e seu amor pela bela Manon e por seus livros.  Perdu vive no seu barco livraria e prescreve com sucesso, livros como remédio aos seus clientes.
Através desse atendimento personalizado, ele consegue amenizar ou curar os mais diversos males e sofrimento das pessoas. Entretanto, ele não encontra a cura para seu próprio sofrimento, a dor da perda de seu grande amor, que o abandonou, deixando apenas uma carta que ele não tivera coragem de ler.
Porém, em um verão, a vida de Perdu toma outro rumo e ele parte em busca de respostas, encontra novos amigos e conhece finalmente o desfecho da sua própria história.
A minha sensação é de total encantamento por aquele livreiro, pelo poder da literatura em fazer as pessoas sonhar, viajar, divertir e curar. Ah, como  me identifiquei pelo sensível e inspirador Perdu.
Enquanto vivia, amava, sofria e ajudava as pessoas. O livreiro escrevia uma enciclopédia sobre emoções e sentimentos universais, indicando leituras que proporcionavam alívios, ou seja, remédios sem efeitos colaterais indesejados e sem contra indicações.
Terei sempre em mãos “A livraria mágica de Paris”, e com certeza voltarei a lê-lo em vários momentos, muitos trechos desse romance que considero uma bela carta de amor aos livros.
Finalizo esse texto com um parágrafo da página 30, que traduz bem o enredo desse livro apaixonante.
… Obviamente, livros são mais que médicos. alguns romances são amorosos, companheiros de uma vida inteira; alguns são um safanão; outros são amigos que o envolvem em toalhas aquecidas quando bate aquela melancolia outonal e, muitos…. bem, muitos são algodão doce rosado, cutucam o cérebro por três segundos e deixam para trás um nada agradável, como um caso de amor rápido e ardente.

IMG-20180313-WA0008

Sobre Walmaria Caires

Eu sou Walmária Caires, administradora da Maxtour Viagens e Turismo, Livraria Nobel, Maxtour Rent a car e Tam Viagens em Vitória da Conquista e considero-me uma pessoa privilegiada, pois trabalho em áreas que proporcionam bem estar, realização de sonhos, conhecimento, cultura e qualidade de vida à sociedade. Estudar sempre, é meu maior desafio. Sou graduada em Administração de Empresas. Especializei-me em Gestão de Pessoas e posteriormente concluí um MBA em Psicologia Organizacional por entender que o sucesso de qualquer empresa está nas pessoas que nela trabalham, estimulá-las e incentivá-las continuamente em busca do crescimento e melhoria contínua é a chave do sucesso. A melhor forma para reter os talentos, acredito firmemente que é através de um ambiente de trabalho agradável, saudável, estimulante e inovador. Adotei um estilo moderno, prático e simples de administrar e é pautada nesse estilo de administrar, que conduzo meus negócios. Atuando no mercado livreiro e no segmento de viagens, descubro que quanto mais tenho contato com os livros e com o mundo que visito em minhas viagens, mais me apaixono por estas duas áreas. É sempre um prazer interagir com as pessoas, ouvindo as suas experiências, suas expectativas e acima de tudo aprendendo com todos que confiam em nossa prestação de serviços. Espero que aqui neste portal eu possa usufruir de mais uma alternativa de aprendizagem. Conto com vocês!