Início / Eventos / IV SAEE – Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica

IV SAEE – Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica

Por: Pedro Henrique Rocha Chaves

A IV Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica – SAEE aconteceu entre os dias 26 e 30 de novembro no Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista, com o tema “Abrindo as portas para uma engenharia sustentável e inovadora.”

A Empresa Júnior de Engenharia Elétrica (EJEEL) foi a responsável pela realização do evento, contando com apoio da coordenação do curso (COEEL), do diretório acadêmico (DAEE), dos alunos monitores e dos professores parceiros, engenheiros, além de empresas como a Siso Brasil e a Casa da Robótica e dos professores Ciro Chaves e Diego Araújo de faculdades de Vitória da Conquista.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o diretor do Campus, Jaime dos Santos Filho, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Leonardo Caires, a professora orientadora da EJEEL, Deise Piau, o presidente do DAEE, Mateus Guedes e o presidente da EJEEL, Luca de Almeida. Na ocasião foram tratados os temas empreendedorismo na engenharia e as competências necessárias para os profissionais. A cerimônia foi encerrada com a banda 4bitsrock.

Durante a SAEE ocorreram diversas atividades, entre minicursos e palestras:

• Introdução ao Scilab para engenharias e introdução ao Multisim para Engenharia Elétrica – Ciro Chaves;
  • Meu primeiro app em engenharia e inteligência das coisas – Leonardo Barreto;
  • Projeto e especificação de dispositivos e dispositivos elétricos e eletrônicos para segurança – Élvio Prado;
  • Curso básico de alemão, confecção de placas de circuito impresso e Excel avançado – alunos do PET Engenharias;
  • Placas de circuito impresso com Ealge – Juan Lieber;
  • Eletrônica básica – Casa da Robótica;
  • Topologia de inversores e mercado de energia solar – Adalberto Gutierrez;
  • Oratória de alto impacto para estudantes – Acimarney Freitas;
  • Aterramento elétrico – Sérgio Batesini;
  • Amostragem aleatória e interferência estatística – Larissa Sousa;
  • Introdução ao LaTeX – Gislan Santos;
  • Até quero estudar, mas a ansiedade não deixa. Como a psicologia pode ajudar? – André Porto e Éder Ornelas;
  • Introdução à criptomoedas – Franklin Delano.

Também aconteceu uma Mostra de Robótica, onde foram apresentados projetos da área, dentre eles dos alunos do IFBA: Marcele Carvalho, Sérgio Ricardo, Silvia Nascimento e Camila Carvalho, com o projeto “Desenvolvimento de uma cadeira de rodas motorizada”, Denise Silva Lima e Carine Ramos de Almeida Gottschall, com o projeto “Seleção de qualidades de frutas do tipo maçã utilizando visão computacional com redes neurais aplicadas a um processo de manufatura robotizada”.

Aconteceu também no dia 3 deste mês as visitas técnicas que complementaram a grade de atividades. As visitas aconteceram na Chiacchio e no Residencial Stella Maris, em Vitória da Conquista.

Sobre Jennifer Nogueira

Jennifer Nogueira, graduanda do curso de Engenharia Elétrica pelo IFBA - Campus Vitória da Conquista. Voluntária do Portal InQ.IFBA e estagiária na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista - PMVC.