Início / Social / PRÊMIO ARLINDO FRAGOSO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PRÊMIO ARLINDO FRAGOSO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Um dos maiores motivadores de ideias inovadoras e empreendedoras da Bahia, o Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia de Inovação é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) e do Instituto Politécnico da Bahia (IPB) que tem como objetivo premiar projetos com perfis inovadores com potencial de introdução no mercado, de algo que ainda não exista ou com alguma característica nova e diferente do padrão em vigor.

Na IV edição do Prêmio, que aconteceu na sede do CREA-Ba em Salvador – BA, no dia 11 de dezembro de 2018, o projeto de Andresa Sampaio, graduanda do último semestre de Engenharia Ambiental, sob orientação dos professores Juan Lieber Marin e Camila Daniele Willers, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Vitória da Conquista obteve o 2º lugar.

O projeto consiste na construção de um equipamento de baixo custo cuja finalidade é realizar o monitoramento de concentração de monóxido de carbono no ar. Entretanto, para submetê-lo à premiação, Andresa ampliou o sistema para uma rede de monitoramento da qualidade do ar onde mais poluentes pudessem ser captados, ainda assim, mantendo o baixo custo. Dessa forma, o projeto conquistou a 2ª colocação, pois apresenta uma solução para algumas indústrias e cidades realizarem o monitoramento previsto em lei. O projeto foi financiado e assessorado pelo Sebrae.

Sobre Mayara Alexandreø

Graduanda em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) - Campus Vitória da Conquista; Membro do Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAEE) do IFBA; Atualmente faz parte do grupo de pesquisa Sistemas de Hardware e Software do Instituto Federal da Bahia; Colunista voluntária do Portal da Inovação e Qualidade do IFBA (http://inq.conquista.ifba.edu.br/v1/); Bolsista da CNPq na modalidade Iniciação Tecnológica.