Início / InQ.Acadêmica / Engenharia Ambiental / ME FORMEI EM ENGENHARIA AMBIENTAL, E AGORA?

ME FORMEI EM ENGENHARIA AMBIENTAL, E AGORA?

Formatura de Engenharia Ambiental 2018.1

Formatura de Engenharia Ambiental 2018.1

 

Ao terminar qualquer graduação surgem dúvidas relacionadas ao que fazer em seguida. O leque de opções para os recém-formados é muito diversificado, podendo entrar no mercado de trabalho com prestação de serviços ou seguir na área acadêmica, fazendo uma pós-graduação, uma especialização, um mestrado ou até outra graduação, empreender e ter seu próprio negócio ou prestar concurso público.

Para o engenheiro ambiental que deseja continuar estudando, são muitas as opções de pós-graduação, estando em alta cursos como: Gestão Urbana e Sustentabilidade; Gestão das Águas; Sustentabilidade dos Recursos Hídricos; MBA em Sustentabilidade; Ecologia e Gestão Ambiental; Gestão de Recursos Hídricos; Direito Ambiental; Construções Sustentáveis; Ecourbanismo; Educação Ambiental e Gestão Ambiental de Empresas.

Dentre as muitas possibilidades de atuação de um engenheiro ambiental estão:

 1º GESTÃO AMBIENTAL: atua no segmento de gestão, podendo conduzir estudos de identificação de impactos ambientais, implementar técnicas de recuperação de áreas degradadas e desenvolver programas de educação sustentável. Pode também se dedicar à pesquisa e implementar métodos que objetivam a exploração de bens naturais de maneira sustentável.

2º TECNOLOGIA AMBIENTAL: nessa área são desenvolvidas e aplicadas ferramentas tecnológicas que têm como finalidade proteger o meio ambiente ao mesmo tempo em que otimiza a produção. Por meio delas, são oferecidas soluções para minimizar os problemas de eliminação de resíduos, reduzir o consumo de energia e diminuir as emissões poluentes. São importantes também para o reaproveitamento de produtos, auxiliar sistemas de gestão ambiental e melhoria da ecoeficiência.

3º GEOTECNIA AMBIENTAL: elabora e supervisiona projetos que envolvem conhecimentos das Engenharias Ambiental e Civil no manejo de obras e extração de recursos, evitando ou minimizando a degradação do solo, água e biodiversidade de uma região.

4º ECODESIGN: ferramenta utilizada pelas empresas na área de arquitetura, engenharia e design, tanto no mercado interno quanto externo, atendendo novos modelos de produção e consumo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da substituição de produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente.

5º GERÊNCIA DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS: consiste em criar e desenvolver processos para conscientizar, orientar e capacitar funcionários de uma companhia e moradores de uma região sobre assuntos como, por exemplo: práticas socioambientais em conformidade com as ações sustentáveis e com a legislação ambiental em geral.

Para saber o que fazer depois da graduação, a primeira coisa é se perguntar: que tipo de profissional eu quero ser? Saber onde quer chegar, que tipo de atividade quer desempenhar, conhecer todas as características da área de atuação e em que área tem mais afinidade. Tendo em mente essas questões bem definidas, o percurso se torna mais simples e prazeroso.

 

Formandas em Engenharia Ambiental
Formandas em Engenharia Ambiental

 

Aluna formada em Engenharia Ambiental ganha premio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação
Aluna formada em Engenharia Ambiental ganha premio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação
Comissão organizadora da I Semana de Engenharia Ambiental do IFBA
Comissão organizadora da I Semana de Engenharia Ambiental do IFBA e convidam ex-alunos formados para ministrar minicursos

 

Fonte: http://blog.unifoa.edu.br/conheca-as-5-maiores-tendencias-de-engenharia-ambiental/

Sobre Giovana Novato