Início / Dicas Culturais / Liubliana

Liubliana

IMG-20181230-WA0004Liubliana, uma cidade surpreendente e que eu viveria pela qualidade de vida que essa pequena capital da Eslovénia oferece.
Esse país só conseguiu conquistar sua independência em 1991 e faz parte da União Europeia desde 2004. A moeda oficial é o euro e o idioma é o esloveno. O rio Liublianica (daí surgiu o nome da capital), corta a cidade, dando um charme extra. Existem algumas pontes, a principal é a do dragão, que inclusive é o símbolo da cidade. Representa poder e coragem. Conta a lenda que ele protegia a linda e elegante Liubliana.
A cidade foi destruída por terremotos, reconstruída e se superou. Hoje, caminhar por suas ruas tranquilas, observando os prédios coloridos e sua magnífica arquitetura é um passeio muito agradável e cultural.
A praça principal é a Preseren, onde fica a Igreja da Anunciação e a famosa ponte tripla. A cidade é muito rica em história e isso se reflete no seu patrimônio arquitetônico.
As pessoas não se locomovem de carro no centro da cidade, eles ficam em estacionamentos subterrâneos. Achei isso um máximo! Todos andam tranquilamente a pé ou de bicicleta o que, além de proporcionar qualidade de vida aos habitantes, é uma prática ecologicamente correta. Merecidamente foi eleita a capital mais sustentável da Europa e ainda conta com um dos sistemas de coleta e separação de lixo mais bem desenvolvido do mundo.
No topo de uma colina, acessível por um funicular, fica o castelo que pode ser visto de qualquer lugar do centro da cidade.
Liubliana tem um lindo parque que não apenas atrai turistas, mas que é bem frequentado por moradores. O Tívoli é um parque com jardins ornamentais, árvores, estátuas e fontes. Vale a pena a visita. Outro programa imperdível é conhecer o belo lago Bled, que fica próximo a Liubliana. Um passeio de 4 horas é suficiente para se maravilhar com as vistas famosas do lago e do castelo Bled. Como se não bastasse o espetáculo de beleza de ser contornado por pinheiros, o lago tem uma pequena ilha no centro, onde se destaca a torre pontiaguda de uma igreja. Há barquinhos que levam até a ilha, bem no meio do lago. Toda a beleza única desse lugar merece e tem um guardião: o castelo do lago bled que fica estrategicamente situado em uma rocha e proporciona vistas lindíssimas.
Para aproveitar ainda mais a visita a Liubliana e ter uma experiência de como os eslovenos vivem, é bem simples: caminhe às margens do rio, deguste cervejas locais e se deixe levar pela atmosfera tranquila da cidade e se apaixone por Liubliana.

Sobre Walmaria Caires

Eu sou Walmária Caires, administradora da Maxtour Viagens e Turismo, Livraria Nobel, Maxtour Rent a car e Tam Viagens em Vitória da Conquista e considero-me uma pessoa privilegiada, pois trabalho em áreas que proporcionam bem estar, realização de sonhos, conhecimento, cultura e qualidade de vida à sociedade. Estudar sempre, é meu maior desafio. Sou graduada em Administração de Empresas. Especializei-me em Gestão de Pessoas e posteriormente concluí um MBA em Psicologia Organizacional por entender que o sucesso de qualquer empresa está nas pessoas que nela trabalham, estimulá-las e incentivá-las continuamente em busca do crescimento e melhoria contínua é a chave do sucesso. A melhor forma para reter os talentos, acredito firmemente que é através de um ambiente de trabalho agradável, saudável, estimulante e inovador. Adotei um estilo moderno, prático e simples de administrar e é pautada nesse estilo de administrar, que conduzo meus negócios. Atuando no mercado livreiro e no segmento de viagens, descubro que quanto mais tenho contato com os livros e com o mundo que visito em minhas viagens, mais me apaixono por estas duas áreas. É sempre um prazer interagir com as pessoas, ouvindo as suas experiências, suas expectativas e acima de tudo aprendendo com todos que confiam em nossa prestação de serviços. Espero que aqui neste portal eu possa usufruir de mais uma alternativa de aprendizagem. Conto com vocês!