Live em português significa, no contexto digital, “ao vivo”, no qual é caracterizada por transmissões ao vivo de áudio e vídeo na internet, feitas por meio das redes sociais, Instagram, Facebook, Youtube com diversos aplicativos. Geralmente, as lives são feitas de forma simples e ágil, entretanto, podem ter uma produção profissional e de qualidade, sem limites de tempo de exibição ou quantidade de espectadores. Por meio da live, os dados gravados são transmitidos em tempo real aos dispositivos conectados, assim, os usuários se conectam por meio de celulares e computadores para consumir conteúdo uns dos outros ou, até mesmo, fazer lives em conjunto, se a plataforma permitir. Assim as transmissões ao vivo chegaram para potencializar a relação entre empresas ou influenciadores digitais e seu público.
Em meio à pandemia do Covid-19, em que o isolamento social é tão importante, a live tornou-se uma saída para garantir diversão e aprendizagem independente se é de origem religiosa, cultural, estudos, saúde ou outros. Logo, artistas buscam caminhos para divulgação do trabalho, e assim contribuir para a interação social. Nessa quarentena, algumas lives entraram para história do entretenimento brasileiro, no qual artistas utilizando a plataforma Youtube, batem recorde mundial de acessos simultâneos, como também doações são arrecadadas.
O Inq.Ifba preparou algumas lives, sendo essas realizadas em conjunto, abordando temas como: desafios do isolamento social, empreendedorismo social, startups, inovação para serviços e músicas. A última live teve a participação da Profª. Graça Bittencourt e Herick Almeida, criador e Gestor da StartUp EletroID, no qual falaram sobre a Inovação e os fatores motivadores. Como também, os modelos de negócios, aplicações, serviços em processo de Inovação, comunicação e posicionamento no mercado. Além de mostrarem uma análise dos possíveis impactos para o profissional e para o mercado em momentos de crise.