A dica literária da livraria Nobel é o livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, de Philip Kotler, da editora Sextante.
Um livro inovador que apresenta as mudanças que estão ocorrendo no mundo do marketing, causadas pela internet e a tecnologia da informação.
Nesta leitura, observamos porque Kotler é considerado o pai do marketing moderno. O leitor pode comprovar o brilhantismo do famoso autor, em cada capítulo do livro, em que são apontadas as transformações desde o marketing tradicional até a era digital. Kotler afirma que não apenas as regras do marketing mudaram, mas todo o perfil dos consumidores.
Indico a leitura desse livro a todos os profissionais, não apenas da área de marketing e aos publicitários, pois apesar de técnico, o texto é bastante acessível e interessante, com uma análise fundamentada em pesquisas do comportamento da sociedade moderna e oferece informações essenciais para que as campanhas publicitárias atinjam seus objetivos, nos dando exemplos práticos e dados que instigam e motivam a leitura do início ao fim.
A conectividade alterou as formas de interação das pessoas e o modo como vivemos e este livro nos aponta quais as metodologias mais adequadas e as novas tendências do marketing digital.
Os temas: importância da humanização das marcas; o modo social em que atualmente se dá o processo de compra de produtos e serviços; a valorização da opinião do círculo social dos indivíduos no momento da tomada de decisão, são abordadas de forma sagaz e atual no livro.
Um dos estudos que mais despertou a minha atenção nesta leitura foi a análise dos depoimentos espontâneos de consumidores em detrimento das campanhas publicitarias de massa.
Kotler nos apresenta os novos desafios e as ferramentas de conectividade digital, bem como os caminhos dos consumidores do mundo atual.