Início / InQ.Acadêmica / Engenharia Ambiental / EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por Hugo Prado

Embora a educação seja um processo contínuo e constante na história da sociedade, os processos educativos não se enquadram em um único formato de ensino, segundo Érika Dias em seu trabalho ‘Educação e Sociedade’. Não podendo ser entendida como algo fragmentado, a educação é uma prática social situada historicamente, numa determinada realidade, que irá designar os parâmetros de uma cidadania ética. Seja em manifestação formal ou informal, a educação tem o conhecimento como sua matéria prima. Assim, a transformação educacional acontecerá a partir das epistemologias apresentadas nos processos de ensino e aprendizagem, garantindo ao indivíduo o conhecimento científico. Para a epistemologia, o conhecer pode ser constitutivo do objeto de conhecimento.

A partir dessa concepção, pode-se deduzir que educação ambiental possui grande contribuição na formação integral de toda uma cidadania, pois estimula de maneiras integradas a conscientização ética e a responsabilidade das ações para com os outros e com o planeta. Para Neri de Paula Caneiro em seu trabalho ‘Educação e Educação Escolar’, as transformações do mundo estão associadas a momentos pedagógicos desenvolvidos pelos sujeitos-alunos com participação de seus tutores, que devem ser aprimorados para identificar seus espaços de participação, despertando nestes uma consciência ambiental; a partir de epistemologias educacionais formais ou informais, promovidas pelo professor e educador no ambiente escolar.

Nilson Duarte Rocha e Lúcio Jorge Hammes em seu estudo sobre ‘A Epistemologia na Educação Ambiental’, defendem que a educação ambiental é componente essencial e permanente para a educação nacional, e está presente nas esferas sociais de origem informal e formal. Residindo na consciência dos cidadãos sobre as consequências de suas ações antrópicas. Promovendo a mudança de seu comportamento, até então tidos como nocivos para o ambiente e sociedade. Assim, aumentando práticas sustentáveis – estimuladas a partir da reprodução dos valores educacionais ensinados, que são impostos por manifestações diretas ou indiretas de ensino.

Uma ação educativa permanente que proporciona uma investigação de sua realidade global, onde a sociedade se descobre participante do meio biológico. Percebendo ser o maior responsável pelos impactos ambientais a partir de suas atividades antrópicas, tomando a responsabilidade das consequências de suas ações.

Assim, a partir dos valores educacionais ambientais é possível realizar o processo de reconhecimento para que se desenvolva habilidades modificadoras do meio, conclusão defendida por Neri de Paula Caneiro em seu trabalho ‘Educação e Educação Escolar’.

A escola é parte integrante para que ocorra um processo participativo permanente, onde viabiliza novos conhecimentos, valores e atitudes. Desempenhando sua missão e preparando a sociedade para o exercício de cidadania consciente.  Através de epistemologias motivadoras que implicam o pensamento revolucionário nos alunos, transformando esse conhecimento em práticas educativas.

Caso você tenha interesse em uma maior imersão no assunto, consulte os seguintes autores e seus respectivos trabalhos: Alexsandro M. Medeiros com Teoria do Conhecimento e Epistemologia em Educação; Érika Dias, Fátima Cunha Ferreira Pinto com Educação e sociedade; Luiza Padovam Vieira com Educação ambiental nas escolas: por que ela deve ser implementada?; Neri de Paula Caneiro com Educação e educação escolar; Nilson Duarte Rocha, Lúcio Jorge Hammes com A Epistemologia na Educação Ambiental e Tamires Lopes Podewils, Alana das Neves Pedruzzi, Luis Fernando Minasi com Da educação ambiental e suas epistemologias.

Sobre Hugo Prado

Hugo Costa Prado, graduando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBA) – Campus Vitoria da Conquista. Colunista voluntário do Portal da Inovação e Qualidade – InQ.Ifba. Colaborador da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Assistente de projeto para a Empresa Consultoria Ambiental, Projetos & Engenharia.
mersin hurdacı ankara implant plastik ekmek kasası Ankara hurdacı Antika alanlar Kayseri hurdacı mobil sohbet mobil chat karadeniz turları movie hazır asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt escort bayan Free Porn free porno porno izle sexy hd porn tube full hd porn fethiye escort bayan escort escort fethiye fethiye escort