O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o mais comum em homens e sua incidência aumenta com a idade.
O diagnóstico precoce está relacionado à maior possibilidade de controle oncológico, devendo ser feita uma avaliação prostática anual a partir de: 45 anos – para quem tem história de câncer de próstata na família ou negros; 50 anos – demais homens. Há 90% de chance de cura quando o câncer é diagnosticado precocemente.
A campanha surgiu na Austrália em 2003. No Brasil, em 2012, o Instituto Lado a Lado pela Vida passou a promover o Novembro Azul com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
Durante todo o mês de novembro, em todo o país, há iluminação de prédios e monumentos, palestras e ações em locais de grande circulação de pessoas, apoio de instituições e de personalidades para alertar o público masculino sobre a importância da realização de exames preventivos.
Assim como o Outubro Rosa (mês dedicado à prevenção do câncer de mama), o Novembro Azul já entrou para o calendário nacional de prevenção, sendo a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.
Apoio de personalidades e instituições
Iluminação de prédios e monumentos