O “PEAT” Programa de Educação Ambiental dos Terceirizados, é um projeto de extensão do IFBA campus Vitória da Conquista, conquistado através do edital nº 005/2019 que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento social através da oferta de cursos e realização de projetos específicos. O PEAT foi realizado no segundo semestre do ano de 2019, e as responsáveis por esse projeto foram a Profa. Ione Cabral (Docente do IFBA-Campus de Vitória da Conquista) e Avezeny Costa (Engenheira Ambiental). Esse projeto se baseou inicialmente em diagnosticar a percepção ambiental dos funcionários terceirizados do IFBA, em seguida, capacitá-los nos conhecimentos sobre questões ambientais e estimulá-los na construção de boas práticas ambientais no âmbito do Instituto, da família e da comunidade. A seguir uma entrevista com uma das idealizadoras do PEAT, Azeveny Costa. Realizada pela Colunista do InQ.Ifba Liandra Araújo.
1-Como surgiu a ideia do projeto de extensão PEAT?
O meu interesse pela disseminação da Educação Ambiental (EA) surgiu desde o início do curso, ao longo dele, participei de alguns projetos de extensão que teve como público-alvo o ensino infantil. No meu penúltimo semestre tive a oportunidade de cursar a disciplina optativa ‘Educação Ambiental’ com a professora Ione Cabral, e me interessei ainda mais pela temática. Em uma de nossas conversas contei a ela sobre o meu interesse em escrever um projeto, assim surgiu a proposta de trabalharmos em algo voltado para os funcionários terceirizados.
2- Porque escolheu trabalhar com os terceirizados?
Quando a professora Ione propôs trabalharmos com os funcionários terceirizados do IFBA, achei uma excelente ideia e logo concordei, pois além de poder trabalhar com um público-alvo diferente, vi uma oportunidade de democratização do conhecimento, promovendo aos funcionários o aprendizado de novos valores e novas atitudes em relação ao meio ambiente. Sendo também, uma alternativa para mitigar os impactos ambientais negativos gerados, pois o desenvolvimento de uma sensibilização para a economia de água, de energia, tratamento de resíduos, economia de materiais e produtos, poderiam trazer aos funcionários uma nova maneira de se relacionar com as questões ambientais dentro do seu ambiente de trabalho.
3-Quais foram as atividades realizadas?
Na primeira parte do projeto foi elaborado um questionário a ser aplicado aos funcionários, o objetivo dessa etapa foi identificar as questões ambientais específicas da área de realização do projeto e conhecer as necessidades, valores e potenciais do público envolvido, identificando características ambientais, sociais e econômicas relevantes. Para realização das atividades foram feitos encontros semanais, e em cada semana um temática diferente era trabalhada, utilizando-se de instrumentos como slides, palestras, dinâmicas e apresentação de vídeos. As temáticas escolhidas foram: Gestão da Água, Gestão de Energia Elétrica, Consumo Conciente, Impactos Ambientais e Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos. Ainda com o intuito de informar sobre a importância de economizar, foi elaborada uma cartilha de consumo consciente, contendo informações sobre água, energia e resíduos sólidos.
4- Como foi a reação/aceitação do público?
No primeiro encontro de apresentação do projeto os funcionários não compareceram, apesar da divulgação antecipada e envio de memorando. No entanto, o problema foi resolvido, e nas semanas seguintes os funcionários participaram ativamente dos encontros. Nesses encontros os assuntos foram tratados de forma dinâmica, prezando sempre pela participação dos funcionários e fazendo relação com o seu cotidiano, assim, eles ficavam atentos e participavam das discussões, contando sobre as experiências vividas no IFBA e em suas próprias casas.
5- Os resultados obtidos foram de acordo com os objetivos traçados?
Sim, acredito que a realização do projeto proporcionou aos funcionários o desenvolvimento de um posicionamento crítico, pois estes puderam compreender que as nossas ações refletem diretamente sobre a natureza.
6- Qual a importância de realizar um projeto dessa natureza no campus?
Através da realização do projeto de Educação Ambiental, os funcionários tiveram acesso a informações sobre como as nossas ações refletem na natureza, contribuindo para consolidar práticas de sustentabilidade no IFBA, ou em qualquer outro lugar, pois o desenvolvimento de uma sensibilização para economia de água, de energia, tratamento de resíduos, economia de materiais e produtos refletem em uma nova maneira de se relacionar com as questões ambientais.