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“PEAT” Programa de Educação Ambiental dos Terceirizados

O “PEAT” Programa de Educação Ambiental dos Terceirizados, é um projeto de extensão do IFBA campus Vitória da Conquista, conquistado através do edital nº 005/2019 que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento social através da oferta de cursos e realização de projetos específicos. O PEAT foi realizado no segundo semestre do ano de 2019, e as responsáveis por esse projeto foram a Profa. Ione Cabral (Docente do IFBA-Campus de Vitória da Conquista) e Avezeny Costa (Engenheira Ambiental). Esse projeto se baseou inicialmente em diagnosticar a percepção ambiental dos funcionários terceirizados do IFBA, em seguida, capacitá-los nos conhecimentos sobre questões ambientais e estimulá-los na construção de boas práticas ambientais no âmbito do Instituto, da família e da comunidade. A seguir uma entrevista com uma das idealizadoras do PEAT, Azeveny Costa. Realizada pela Colunista do InQ.Ifba Liandra Araújo.

1-Como surgiu a ideia do projeto de extensão PEAT?

O meu interesse pela disseminação da Educação Ambiental (EA) surgiu desde o início do curso, ao longo dele, participei de alguns projetos de extensão que teve como público-alvo o ensino infantil. No meu penúltimo semestre tive a oportunidade de cursar a disciplina optativa ‘Educação Ambiental’ com a professora Ione Cabral, e me interessei ainda mais pela temática. Em uma de nossas conversas contei a ela sobre o meu interesse em escrever um projeto, assim surgiu a proposta de trabalharmos em algo voltado para os funcionários terceirizados.

2- Porque escolheu trabalhar com os terceirizados?

Quando a professora Ione propôs trabalharmos com os funcionários terceirizados do IFBA, achei uma excelente ideia e logo concordei, pois além de poder trabalhar com um público-alvo diferente, vi uma oportunidade de democratização do conhecimento, promovendo aos funcionários o aprendizado de novos valores e novas atitudes em relação ao meio ambiente. Sendo também, uma alternativa para mitigar os impactos ambientais negativos gerados, pois o desenvolvimento de uma sensibilização para a economia de água, de energia, tratamento de resíduos, economia de materiais e produtos, poderiam trazer aos funcionários uma nova maneira de se relacionar com as questões ambientais dentro do seu ambiente de trabalho.

3-Quais foram as atividades realizadas?

Na primeira parte do projeto foi elaborado um questionário a ser aplicado aos funcionários, o objetivo dessa etapa foi identificar as questões ambientais específicas da área de realização do projeto e conhecer as necessidades, valores e potenciais do público envolvido, identificando características ambientais, sociais e econômicas relevantes. Para realização das atividades foram feitos encontros semanais, e em cada semana um temática diferente era trabalhada, utilizando-se de instrumentos como  slides, palestras, dinâmicas e apresentação de vídeos. As temáticas escolhidas foram: Gestão da Água, Gestão de Energia Elétrica, Consumo Conciente, Impactos Ambientais e Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos. Ainda com o intuito de informar sobre a importância de economizar, foi elaborada uma cartilha de consumo consciente, contendo informações sobre  água, energia e resíduos sólidos.

4- Como foi a reação/aceitação do público?

No primeiro encontro de apresentação do projeto os funcionários não compareceram, apesar da divulgação antecipada e envio de memorando. No entanto, o problema foi resolvido, e nas semanas seguintes os funcionários participaram ativamente dos encontros. Nesses encontros os assuntos foram tratados de forma dinâmica, prezando sempre pela participação dos funcionários e fazendo relação com o seu cotidiano, assim, eles ficavam atentos e participavam das discussões, contando sobre as experiências vividas no IFBA e em suas próprias casas.

5- Os resultados obtidos foram de acordo com os objetivos traçados?

Sim, acredito que a realização do projeto proporcionou aos funcionários o desenvolvimento de um posicionamento crítico, pois estes puderam compreender que as nossas ações refletem diretamente sobre a natureza.

6- Qual a importância de realizar um projeto dessa natureza no campus?

Através da realização do projeto de Educação Ambiental, os funcionários tiveram acesso a informações sobre como as nossas ações refletem na natureza, contribuindo para consolidar práticas de sustentabilidade no IFBA, ou em qualquer outro lugar, pois o desenvolvimento de uma sensibilização para economia de água, de energia, tratamento de resíduos, economia de materiais e produtos refletem em uma nova maneira de se relacionar com as questões ambientais.

 

Sobre Liandra Araújo Souza

Liandra Araújo, graduanda em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Vitória da Conquista. Técnica em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Seabra. Auxiliar administrativa na Empresa Júnior de Engenharia Elétrica (EJEEL). Membro do Grupo Inovação e Pesquisa em Automação e Robótica (GIPAR). Colunista e Instrutora do Portal da Inovação e Qualidade (INQ - IFBA).
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