por Hugo Prado
A sustentabilidade é um conceito bastante discutido e valorizado desde o século XX, com origem relacionada ao desenvolvimento sustentável; conjunto de ideias, estratégias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. A sustentabilidade propõe na evolução humana de consumo em que se cumprem as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
A preservação do meio ambiente se deve a todos que compartilham o meio, incluindo pessoas e negócios. O impacto ambiental da ação humana é impercebível, como o aumento dos níveis, aquecimento e poluição dos oceanos. Concomitantemente ocorre uma mobilização das partes para fins de reduzirem esses impactos ambientais, de forma geral, contribuir com a construção de uma sociedade ambientalmente consciente – Surgindo a sustentabilidade empresarial. A sustentabilidade empresarial é uma estratégia que educa todos os processos coorporativos em que a empresa, ao entregar bens ou serviços, não prejudique o meio ambiente e se desenvolva economicamente; prioriza o crescimento a longo prazo por meio de métodos sustentáveis. Seu objetivo é incentivar a migração dos processos internos das organizações para rotinas repletas de práticas sustentáveis que contemples suas 3 esferas: social, ambiental e econômica.
Essa estratégia tem como principais benefícios, o comprometimento em que as organizações adotarão para utilizar os recursos naturais com responsabilidade, o bem-estar do planeta e garantido que todos os envolvidos nos processos sejam tratados de forma justa. A preservação ambiental garante até mesmo a continuidade das atividades da empresa. Nos últimos anos os consumidores são mais propensos a consumirem marcas que são ambientalmente ou socialmente conscientes.
A princípio, a visualização das mudanças pode ser difícil, pois os impactos que esses novos valores causam em suas operações são transformadores, mas, a garantia da sustentabilidade sempre traz bons resultados, como: diminuição dos custos de produção, contribui na preservação do planeta, fortalece e melhora a imagem do negócio, aumenta a valorização das ações na Bolsa de Valores, contribui para a satisfação dos colaboradores e traz benefícios de programas e instituições que incentivam as práticas sustentáveis.
Caso você tenha interesse em uma maior imersão no assunto, consulte os seguintes autores e seus respectivos trabalhos: Eliza Coral com Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial; Geraldino Carneiro de Araújo com Sustentabilidade Empresarial: Conceito e Indicadores; Ana Luísa Vieira de Azevedo com Indicadores de sustentabilidade empresarial no Brasil : uma avaliação do Relatório do CEBDS.