Início / InQ.Acadêmica / Engenharia Eletrica / O PAPEL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA A SOCIEDADE FUTURA

O PAPEL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA A SOCIEDADE FUTURA

Por Jonas Souza

A indústria 4.0 também conhecida como “Quarta revolução industrial” é focada no processo de automatização de todo modelo de produção. Essa indústria provocará grandes mudanças na sociedade nos próximos anos, já que será necessária uma grande demanda de profissionais capacitados nas áreas de robótica, automação e programação. Para preparar essa demanda de futuros profissionais, surge a Robótica Educacional, uma área da robótica voltada para o ensino das crianças, adolescentes e iniciantes da área. A principal característica dessa área é a utilização de didática simples e ferramentas que podem simular logicas de automação, programação e eletrônica do mundo industrial, em nossas casas.

Atualmente as principais ferramentas utilizadas nesta área são os microcontroladores (Arduino, ESP32, Raspberrypi, etc) e sensores. Os microcontroladores são dispositivos eletrônicos programados, que possuem função de processar e armazenar dados de entrada e saída. Estes dados são obtidos através dos sensores, que são responsáveis por responder a um estimulo, produzindo sinais. Os sinais são transformados em dados analógicos ou digitais, para que assim seja facilitada a leitura do sensor. Com essa tecnologia é possível medir distancias, umidade do solo, temperatura, nível de tensão e corrente em um circuito, e muito mais.

Outro fundamento importante trabalhado na robótica educacional é a logica de programação. No processo de preparação do microcontrolador, para função desejada, é necessário que se tenha a passagem de informação por código. Estes códigos podem ser desenvolvidos em várias linguagens, para o Arduino e derivados; costuma ser utilizada a linguagem de programação C e C++, que são excelentes para iniciantes, já que possuem uma lógica simples e que pode ser aproveitada em outras linguagens como Python, Java e Javascript.

Para melhor compreensão do papel da Robótica Educacional na sociedade atual, o Portal da Inovação e Qualidade – InQ.Ifba, entrevistou a engenheira Carol Viana. Carol é Engenheira Eletricista e Mestre em Engenharia Industrial; autora dos livros: “Criando jogos com Arduino” e “Criando jogos com Arduino 2”. Atualmente ela trabalha no setor de desenvolvimento da Casa da Robótica, participando ativamente das etapas de planejamento, produção e revisão dos kits de Robótica Educacional; ela é colaboradora no Blog da Robótica, projeto que busca compartilhar conhecimentos e tutoriais para iniciantes da área. Confira a entrevista:

 

Inq.Ifba:  Como é trabalhar com Robótica Educacional?

Eng.ª Carol Viana:  Estamos vivendo uma transformação digital no ambiente escolar e novas habilidades e competências têm sido exigidas, tanto para os professores quanto para os alunos. Esta transformação propõe a inserção de novas tecnologias no ambiente educacional para que o processo de ensino-aprendizagem transcenda à educação tradicional impulsionando o ensino inovador e o aprender fazendo. Neste cenário, a Robótica Educacional se apresenta como um recurso pedagógico capaz de auxiliar a transição tecnológica-digital da educação. Trabalhar com Robótica Educacional é buscar soluções inovadoras para tornar o processo de ensino-aprendizagem surpreendente e engajador, abrindo espaço para uma aprendizagem baseada na experimentação, desenvolvimento de projetos e vivências.

Inq.Ifba: Quais métodos/ferramentas você utiliza para ensinar assuntos como robótica, eletrônica e programação, para crianças e adolescentes que estão tendo o primeiro contato com a área?

Eng.ª Carol Viana: Para crianças e adolescentes que estão iniciando na Robótica Educacional propomos aprendizagem por experimentação e o ensino baseado em problemas, utilizando conceitos da teoria de aprendizagem construtivistas e construcionistas. Além disto, sugerimos a integração dos conceitos de diferentes áreas do conhecimento e a aplicação do conhecimento às situações da vida real por meio da proposta educacional STEAM (ScienceTechnologyEngineeringArt, Math). Nos últimos anos, presenciamos um crescimento no desenvolvimento de ferramentas e kits educacionais de robótica. A ferramenta que mais utilizo para ensinar robótica, eletrônica e programação para os nossos alunos é o Arduino, uma plataforma eletrônica de código aberto baseado em software e hardware de fácil utilização.

Inq.Ifba: Quais são os maiores desafios enfrentados por profissionais desta área?

Eng.ª Carol Viana: Acredito que a principal dificuldade atual seja o aumento do preço das placas microcontroladoras e componentes eletrônicos em geral, o que torna a robótica muitas vezes inacessível ao ambiente escolar.

Inq.Ifba: Qual caminho você indica para quem quer começar a aprender sobre robótica?

Eng.ª Carol Viana: Para quem deseja aprender robótica é ideal iniciar os estudos em fundamentos de programação, Arduino e, em seguida, pesquisar sobre motores, sensores e outros componentes. Após ter esta base, recomendo buscar um projeto de robótica que seja de seu interesse e tente replicá-lo; pode ser um robô seguidor de linha, robô sumô, braço articulado, estufa automatizada, entre outros… O mais importante é aprender fazendo.

Inq.Ifba: Quais são suas futuras perspectivas para a área?

Eng.ª Carol Viana: Acredito que as perspectivas da Robótica Educacional são bastante promissoras, visto que é uma ferramenta capaz de introduzir a evolução tecnológica e digital no ambiente escolar por meio de uma gama de possibilidades, tornando a aprendizagem dinâmica, motivadora e atrativa, além disto, possibilita o uso de propostas educativas multidisciplinares, favorece a integração digital na vida cotidiana dos alunos e a incorporação de habilidades e atitudes necessárias às demandas do mercado de trabalho do século XXI.

 

Sobre Jonas Souza

Graduando do 8º semestre em Engenharia Elétrica nas ênfases de Eletrônica, Eletrotécnica, Automação e Controle. Ex-membro do grupo Grupo de Inovação e Pesquisa em Automação e Robótica (GIPAR). Membro da Coordenação Administrativa do Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica – DAEE IFBA. Colunista voluntário do Portal da Inovação e Qualidade – InQ.Ifba. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Tecnologias Inovadoras (GITI). Membro estudantil do Colegiado de Engenharia Elétrica IFBA-VCA. Bolsista do grupo PET Engenharias IFBA-Vitória da Conquista. Tenho interesse nas áreas de eletrônica digital, programação e alta tensão.
mersin hurdacı ankara implant plastik ekmek kasası Ankara hurdacı Antika alanlar Kayseri hurdacı mobil sohbet mobil chat karadeniz turları movie hazır asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt escort bayan Free Porn free porno porno izle sexy hd porn tube full hd porn fethiye escort bayan escort escort fethiye fethiye escort