Por Vítor Oliveira
Um evento, seja acadêmico ou com fins comerciais, deve ter um planejamento muito claro e bem definido para atingir os objetivos. Por meio desse planejamento, é possível conhecer e monitorar o público-alvo, compreendendo padrões de consumo e o interesse do mercado. Além de um bom planejamento, é necessária uma sólida coleta de dados, a fim de conseguir o maior número de informações que agreguem valor ao que será produzido, sendo alguns deles: gênero, faixa etária, nível de escolaridade e outros fatores.
Vale lembrar que o processo de decisão de compra, deve estar alinhado às estratégias de marketing. Alguns métodos podem auxiliar, nesse processo, como a Teoria do U de Otto Scharmer, que é uma metodologia direcionada a ensinar algo novo. Se seu público não conhece o seu produto, nada mais justo do que ensiná-lo a sua importância, criando a necessidade nesse público e consequentemente aumentando as chances de novas conversões.
De modo geral, Suspender, Redirecionar, Deixar Ir, Estar Presente, Deixar Vir, Decretar a Lei e Incorporar são termos apresentados no livro. Essas etapas fazem parte de um processo com início, meio e fim no qual é preciso estar de mente aberta, coração aberto e vontade aberta.
O ser humano é resistente às mudanças. Para implantar essa Teoria de maneira mais eficiente em seu público, você deve focar, inicialmente, em apenas três pontos: suspender, estar presente e incorporar. Para suspender algo, precisamos fazer uma análise e procurar entender o que está acontecendo. Como meu público tem reagido às estratégias de venda? Qual o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)? A taxa de conversão está dentro do programado? Ao estar presente, saímos do automático criando abertura para novos caminhos. Neste momento, é possível começar a colocar em prática de maneira diferente, tudo que foi analisado anteriormente. Em partes, ao realizar esta ação, gera-se um ponto de inflexão (na matemática, definimos como o instante em que o ponto no gráfico de uma função muda de direção), em que é percebido um novo momento. Por fim, ao suspender e realizarmos uma presença com sentido, tem-se a chance de incorporar um novo conceito que dentro de uma organização pode significar um novo momento e para seu cliente, a convicção de que ele precisa do seu produto. Existem diversos meios para apresentar seu produto para o mercado e o evento é uma delas. Ele permite que você tenha algo que é muito importante quando o cliente não conhece seu negócio, isto é, a atenção dele.
Um exemplo de evento voltado para aproximação do público foi o IMPACTO: MUDANDO AS REGRAS DO JOGO. Evento idealizado por minha turma de Empreendedorismo (Disciplina ministrada pela Profa. Graça Bittencourt) em 2019, do Curso de Engenharia Civil, com foco em:
- Dialogar sobre as formas de empreender através do empreendedorismo social, funcional e do auto emprego.
- Selecionar 06 Startups para uma banca de Investidores.
- Aproximar os estudantes de Engenharia Civil do mercado com uma palestra com o Eng. Luiz Edmundo Souza, proprietário da E2 Engenharia, uma das maiores construtoras da cidade.
- Realizar dois treinamentos: um sobre a Gestão de Resíduos na Construção Civil e o outro sobre Educação Ambiental e Consciência Ecológica.
- Lançar o game EcoDivertidos, desenvolvido pelo InQ.Ifba.
Através do IMPACTO, nos aproximamos de 117 pessoas, tivemos a inscrição de 11 STARTUP’s e 05 investidores fizeram parte da banca. Além disso, foi possível apresentar ao público o tema Empreendedorismo e relacionar com as áreas de graduação do campus. Viu só? Um evento nos permite preparar nossos consumidores e caracterizar essas informações de modo mais direcionado possibilita a venda de um produto ou serviço por meio da análise do público presente. Esse é o primeiro passo para criação de um novo mercado consumidor.