Início / InQ.Acadêmica / IFBA Conquista / Arte & Cultura / MÍDIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS

MÍDIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS

por Danyella Silveira 

O lançamento do livro “Professor Ser Ativo, Mídias Digitais e Metodologias Ativas: Dificuldades do Ensino Remoto X Reflexões da Prática Docente” no ano de 2022, gerou uma contribuição valiosa para a área da educação. A metodologia ativa é uma abordagem pedagógica que valoriza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio de atividades que estimulam a reflexão, a colaboração, a criatividade e a resolução de problemas. Essa abordagem é considerada muito importante, tendo em vista que promove uma aprendizagem significativa, na qual o aluno é o protagonista de sua própria formação.

Com a Pandemia da COVID-19, o ensino remoto tornou-se a única opção para muitas instituições de ensino e, por isso, os professores tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade. Nesse contexto, o livro apresenta reflexões importantes sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos durante o ensino remoto, e propõe metodologias ativas juntamente ao uso de mídias digitais como ferramentas para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo. O livro mostra-se uma leitura essencial para aqueles que buscam se atualizar e aprimorar suas práticas pedagógicas em um contexto cada vez mais digital.

A obra contou com a organização da Profa Me. ‘Cláudia Lilian’, mestre em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e Coordenadora de Grupo de Pesquisa em Produção Acadêmica – GPA/IFBA e Profa Dra. ‘Alessandra Furlanetti’, Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista- UNESP.

O InQ entrevistou uma das autoras a Profa Cláudia Lilian:

“Organizar o livro ’Professor ser ativo, Mídias Digitais e Metodologias Ativas: Dificuldades do Ensino Remoto X Reflexões da Prática Docente’ foi sem sombra de dúvidas uma experiência acadêmica única para uma docente, pois essa obra traz um significado ímpar para um momento único da história da educação: ser professor e professora em meio a um tornado educacional durante a Pandemia da Covid-19. Se por um lado, foram muitos entraves para lidar com os desafios de uma obra nesse nível de intencionalidade, por outro, foi lindo experienciar a resiliência, criatividade e pluralidade dos autores envolvidos.  A coletânea é composta por estudos de autores de diversas áreas do conhecimento e inserções profissionais, além de graduandos, e proporciona uma reflexão sobre as metodologias ativas utilizadas pelos professores para transpor didaticamente o ensino durante a quarentena da Covid-19. Assim, além de contribuir com uma análise profunda da relação entre ensino e tecnologia, a obra apresenta os desafios enfrentados pelos acadêmicos em um contexto de pandemia”.

A Profa. ‘Cláudia Lilian’ enfatiza a importância da representatividade e da produção de estudantes para estudantes:

“Essa obra demonstra a diversidade de caminhos pedagógicos e da transposição didática não somente de docentes de diversos lugares do país, de diferentes campos do saber e níveis da educação, mas, sobretudo, do reflexo da representatividade feminina das minhas meninas/alunas/pesquisadoras e autoras do Grupo de Produção Acadêmica (GPA)/ Instituto Federal da Bahia – Campus Vitória da Conquista – BA coordenado por mim, Profa. colaboradora”

Para mais informações sobre o Grupo de Produção Acadêmica (GPA – IFBA) linha de pesquisa cadastrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) vinculado ao grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa Vegetal e Manejo do Solo (NUPEMAS), entre em contato com  @profaclaudinhalilian ou @gpaifbavca.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de nos acompanhar semanalmente, e, caso tenha interesse em escrever algo, mande-nos uma mensagem: inq.vdc@ifba.edu.br

Sobre Danyella

Graduanda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) ; Presidente do Grupo de Afinidade WIE-IFBA.VDC Pesquisadora do GPA- Grupo de Produção Acadêmica/IFBA ; Pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Manejo do Solo e Produção Vegetal - NUPEMAS, do(a) Instituto Federal da Bahia.; Membro Voluntario do PET-Engenharias no IFBA ; Colunista do INQ- Portal de Inovação e Pesquisa; Academicista Titular na Academia Internacional Linguística - Júlia Lopes de Almeida, atuando com o ensino de inglês juntamente a literatura de forma voluntaria;
mersin hurdacı ankara implant plastik ekmek kasası Ankara hurdacı Antika alanlar Kayseri hurdacı mobil sohbet mobil chat karadeniz turları movie hazır asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt soğuk asfalt escort bayan Free Porn free porno porno izle sexy hd porn tube full hd porn fethiye escort bayan escort escort fethiye fethiye escort