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PROMATECA: A importância dos Projetos de Extensão para a formação dos estudantes

Por Ane Cardoso

Uma instituição de ensino superior deve sempre pautar sua atuação no tripé ensino, pesquisa e extensão. Este último pilar, por exemplo, contribui para o desenvolvimento dos estudantes com atividades que vão além da sala de aula, promovendo uma interação entre a universidade e a sociedade.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, possui diversos projetos de extensão que englobam essa interação entre o meio acadêmico e o social como, por exemplo, o Programa Multimídia de Matemática Elementar ao Cálculo (PROMATECA). Este projeto apresenta como principal objetivo difundir o conhecimento matemático através de videoaulas sobre conteúdos que fazem parte da ementa das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e II, bem como com resoluções de questões.

Dessa forma, o projeto busca incentivar estudantes de semestres mais avançados dos cursos de engenharia a colocarem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, por meio da produção de videoaulas com legenda descritiva postadas no canal do PROMATECA na plataforma YouTube. Vale ressaltar que o uso de legendas objetiva atender aos participantes acometidos por deficiências auditivas, viabilizando o acesso aos conteúdos.

O projeto ganhou ainda mais importância devido a pandemia da COVID-19, já que as atividades presenciais foram suspensas e o ensino remoto passou a ser inserido no IFBA, tornando as videoaulas essenciais para o aprendizado dos estudantes na disciplina de cálculo.

Outrossim, a extensão universitária é uma forma de devolver para a sociedade os benefícios que a Instituição Pública proporciona para os estudantes, pois ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento dos alunos do IFBA, reduzindo a taxa de desistentes nos cursos de engenharia, também auxilia outros estudantes com dificuldade em matemática e discentes que possuem deficiências auditivas, mas que desejam cursar o Ensino Superior.

Assim, o PROMATECA busca mudar a realidade na qual o estudante vive, potencializando seu desempenho.

O InQ.Ifba conversou com a atual coordenadora do projeto PROMATECA, Polyane Alves Santos. Confira!

Inq.Ifba: Como são desenvolvidos os projetos de extensão? Quais são eles?

Professora Polyane: As ações extensionistas podem ser desenvolvidas em forma de projetos, serviços, programas culturais, assessorias, transferência de tecnologias, cursos Livres de Extensão, Cursos FICs e Eventos. Cada modalidade possui um perfil diferente na forma em que é desenvolvido, em sua natureza e tempo de execução. Mas todos objetivam o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável das realidades locais e regionais e a integração entre o IFBA e a sociedade.

Inq.Ifba: Qual é a importância dos Projetos de Extensão para a instituição e para a sociedade?

Professora Polyane: O IFBA se fundamenta em três pilares indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão, que é a comunicação do IFBA com a comunidade externa, funcionando como um instrumento de inserção social. Através das ações extensionistas é possível haver um intercâmbio entre o IFBA e os segmentos sociais, possibilitando uma troca de saberes, conhecimentos e experiências entre docentes, discentes e o público envolvido. Enfim, a extensão favorece uma aproximação da academia com a sociedade, visando contribuir para a transformação da realidade local.

Inq.Ifba: Como professora de Cálculo, a senhora percebe alguma mudança no aprendizado do aluno que tem acesso ao projeto?

Professora Polyane: Sim. Percebo uma relação direta entre os alunos que participam ativamente do projeto e o índice de aprovação na disciplina.

Essa percepção se confirma quando ouço dos discentes o quanto o acesso aos vídeos que são periodicamente postados e os atendimentos da monitoria, promovidos pelos bolsistas e voluntários participantes do projeto, ajudaram no processo de aprendizagem da disciplina.

Além disso, é importante salientar o impacto na formação do discente monitor, que sempre está se desafiando e aprendendo mais sobre a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, bem como experienciando contribuir com a formação de outros estudantes.

Inq.Ifba: Como é a forma de ingresso no projeto?

Professora Polyane: O PROMATECA é um projeto continuado e institucionalizado através do edital de fluxo contínuo. Os alunos que demonstram interesse em colaborar como voluntários são selecionados através de entrevista. Porém, sempre que surgem editais para fomento de bolsas estudantis, o projeto é submetido e, ao ser aprovado, são realizadas seleções que variam de acordo com as exigências de cada edital. Em qualquer uma das formas de ingresso, vale a pena ressaltar que dois dos requisitos solicitados é a paixão pela disciplina e o desejo de auxiliar os colegas.

 

Sobre Ane

Ane Cardoso, graduanda em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista; Membro da Coordenadoria de Projetos do CreaJr-BA (núcleo Vitória da Conquista); Membro voluntária colunista o InQ.Ifba (Portal da Inovação e Qualidade); Áreas de interesse: Literatura, Engenharia e educação.
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