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RECLAMAÇÕES COMPLEXAS E O HISTOGRAMA

Por Emerson Baliza, Gustavo Santos e José Brito.

 

Na nossa segunda matéria da série sobre as ferramentas da Qualidade Total, abordaremos o Histograma. As ferramentas da qualidade são os meios utilizados para construir, a partir de dados coletados, uma estatística capaz de melhorar a visualização do que acontece durante uma gestão, com o uso desses artifícios os administradores podem focar seus esforços nas demandas mais importantes. Dentro dessa perspectiva, o Histograma serve para mensurar parâmetros chave para o bom funcionamento de uma instituição.

Um exemplo desse processo se dá na análise de reclamações de uma empresa. Primeiramente é necessário coletar dados com a melhor amostragem possível, a partir deles faz-se uma tabela que possibilite ao utilizador do mecanismo extrair um gráfico para melhor visualização.

Nesta matéria, utilizaremos dados públicos fornecidos por um site de reclamações de uma varejista on-line famosa. Através dessa fonte de dados é necessário produzir uma tabela, neste caso, analisaremos a frequência com que cada reclamação é feita, para isso estabeleceremos códigos para inserirmos na tabela:

                    Atraso – ATR

                    Falha na finalização do pedido – FFP

                    Propaganda enganosa – PE

                    Item não recebido – INR

                   Outros – OUT

Todas as vezes que for recebida uma reclamação, o gestor incluirá em sua tabela o código da reclamação e ao final do período de coleta de dados ele poderá usar um programa com ferramentas de escritório como o Office ou o Livre para criação do gráfico.

A tabela possui somente uma coluna conforme a construção exemplificada a seguir:

Com a tabela pronta a extração para o gráfico é realizada automaticamente pelo software, ele contabilizará a quantidade de repetições de cada código, a soma dessas repetições é a frequência com que o problema ocorreu, sendo possível obter o gráfico com as divisões de cada problema conforme a recorrência:

Fonte Autores: BALIZA, Emerson; SANTOS, Gustavo; BRITO, José.

 

            Dessa forma, é possível visualizar que as maiores demandas dos clientes com a varejista dizem respeito a atrasos no prazo de entrega ou outras questões diversas. Com essa informação o gerente pode tomar conhecimento das falhas e, assim, maximizar o foco nos problemas de maior grau de importância, aumentando a qualidade de seu atendimento e prestação de serviço. A partir disso também é possível construir novos modelos de gráficos e variadas formas de visualização a critério do operador da qualidade. Lembrando que essa ferramenta pode se destacar ainda mais dentro dos projetos e acompanhamentos de uma empresa se realizada periodicamente, podendo ainda ser utilizada para a construção de gráficos das reclamações ao longo do tempo para avaliar a efetividade das intervenções.

Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/americanas-com-loja-online/#problem-types. Acesso em 08/12/2021 as 17:30.

Sobre Camila Dantas

Mestranda em Ciências Ambientais pela UESB campus Itapetinga. Engenheira Ambiental formada pelo IFBA campus Vitória da Conquista. Técnica em Mineração pelo CETEP. Coordenadora de Conteúdo do Portal da Inovação e Qualidade InQ,IFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Inovadoras (GITI) .
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