por Beatriz Silva e Yuri Cavalcanti
Neste mundo globalizado, diversas empresas são abertas, mas não conseguem permanecer ativas, o que nem sempre se deve à área financeira, pois muitas vezes a empresa encontra dificuldades na gestão organizacional. Quando se trata de abrir um negócio, portanto, a preocupação não é somente com vender e negociar, há questões internas das empresas a serem resolvidas. Com isso em vista, uma das soluções ideais é a utilização de ferramentas de gestão da qualidade para o controle de finanças e problemáticas das empresas.
Nesta terceira matéria da série sobre as ferramentas da Qualidade Total, trataremos, pois, do “Diagrama de Dispersão”, que é uma forma de controlar a relação entre causa e efeito. Esse diagrama é uma análise gráfica que relaciona duas variáveis quantitativas. Ele possui dois eixos, um vertical (Y) e outro horizontal (X) que, por meio dos pares de dados (X,Y), permitem verificar se as variáveis estão posicionadas em uma relação de causa e efeito. Assim, o diagrama pode ser empregado para identificar onde estão as causas dos problemas ou para avaliar ações que estão dando certo para o empreendimento.
A empresa brasileira “Absletter”, em que “Abs” vem do inglês abstract que significa “resumo” e “letter” vem de lettering que são frases feitas com a originalidade do escrito utilizando a criatividade e materiais didáticos, será usada como exemplo. Essa instituição faz resumos, livros de resumos, mapas mentais e cursos profissionalizantes sobre como fazer os resumos, auxiliando os estudantes a manterem suas rotinas de estudos organizadas. Com relação ao lettering, há vendas no site e na loja oficial, além de arquitetos especializados que podem auxiliar o cliente na escolha do lettering. A empresa é muito ampla e a gerente do negócio queria ter informações menos complexas com relação ao lucro obtido durante todos os anos e aos investimentos para a produção dos resumos e do lettering desde o início, por isso aderiu ao Diagrama de Dispersão.
O Diagrama de Dispersão é um gráfico em pontos, e os pontos do gráfico da Absletter trazem uma indicação positiva, ou seja, o lucro obtido foi maior do que os investimentos feitos durante os 6 anos da empresa. Dessa forma, a dispersão foi um auxílio amplo e preciso para que empresários, gestores e demais participantes da entidade empresarial pudessem ter a informação de que a empresa está fluindo financeiramente, com normas organizadoras ideais para manter a desenvoltura estrutural adequada.