Por Prof. Drª Deise Danielle Neves Dias Piau
O IFBA – campus de Vitória da Conquista é conhecido pela excelência dos cursos que ofertam na área das Engenharias, Tecnologias e Licenciatura. Os indicadores de qualidade dos cursos superiores e técnicos diz em números o que se vê na Instituição. A carreira técnica de Engenheiros, Bacharéis em Sistema de Informações, químicos e profissionais tecnólogos da área de Segurança no Trabalho, Eletromecânica, Eletrônica, Meio Ambiente está sob responsabilidade de profissionais de alta competência técnica. Cabe as áreas multidisciplinares, e nela se encontra área de administração, contribuir com a formação humanística e integral dos profissionais da área das exatas (BRASIL, 2015).
As competências básicas, gerais ou transferíveis, são definidas por Bitencourt (2001) como as competências relacionadas a um ou mais dos aspectos que se seguem: formação; aptidão; ação; mobilização; resultados; perspectiva dinâmica; auto desenvolvimento; interação. De uma perspectiva técnica e formativa, as competências são concebidas como uma estrutura cognitiva que facilita determinados comportamentos (CAPES, 2015).
Estas competências desenvolvidas ao longo de um determinado tempo, contempla o desenvolvimento de habilidades de alto nível e comportamentos que torna o indivíduo mais apto, para lidar com situações complexas e imprevisíveis (WESTERA, 2001). Neste requisito, de transformar indivíduos para a tomada de decisão, empreendedores, que possa aplicar o conhecimento específico em âmbito macro, se encontram os profissionais da área de administração. Que contribuem diretamente, para a formação integral dos profissionais que pelo IFBA passam.
A formação integral do profissional, que vai além do processo de aprendizagem relativo ao saber fazer, e se se aproxima do saber ser, se encontram os profissionais da área multidisciplinar: Sociologia, Administração, Psicologia, Economia, Direito e entre outras.
Em específico, a área de Administração no IFBA, se apresenta por ser uma equipe composta por profissionais com experiência docente e de mercado, que entende e enxerga que a formação do gestor, está presente nas diversas profissões. E pretende com a difusão do ensino da Administração, do Empreendedorismo, da Qualidade, da Organização Normas e Qualidade, da Gestão Ambiental entre outras disciplinas contribuir diretamente com a formação dos profissionais das graduações de engenharia e técnicos.
As competências interpessoais, de gestão, administrativas, de avaliação, de planejamentos entre outras relativas a gestão são classificadas por Resende e Paula (2000) como competências profissionais em três categorias. As competências, em que a área de Administração, contribui diretamente. Por relacionar às competências técnicas aos atributos pessoais, atributos comportamentais e atributos de conhecimento.
A área de Administração no IFBA, vem aos poucos, trabalhando para alcançar o papel que o cabe no desenvolvimento as competências profissionais. Contribuindo para o processo de aprendizagem e de conhecimento da gestão organizacional e do comportamento\personalidade para atuação profissional.
O evento ocorrerá entre os dias 23 a 25 de Novembro de 2015, no Campus do IFBA, Av. Avenida Amazonas, 3150 – Zabelê, Vitória da Conquista – BA, 45030-220, onde acontecerão palestras, minicursos e oficinas.
Referências Bibliográficas:
CAPES (2015) http://www1.capes.gov.br/Scripts/Avaliacao/MeDoReconhecidos/Area/, acessado em 19\11\2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CES/CNE 0146/2002, aprovado em 03/04/2002. Disponível em: . Acesso em 15 nov. 2015.
BITENCOURT, C. A gestão de competências gerenciais – a contribuição da aprendizagem organizacional. Porto Alegre: Escola de Administração da UFRGS, 2001 (Tese, Doutorado em Administração).
RESENDE, P. & PAULA, G. Inovações modernizantes e novos requisitos da formação profissional: um estudo de caso na indústria automobilística brasileira. In: XXIV ANPAD, Florianópolis, 2000.
WESTERA, W. Competences in education: A confusion of tongues. Journal of Curriculum Studies, v. 33, n.1, p.75-88, 2001.