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O que é Programa de Educação Tutorial?

por Camila Dantas

 

O Programa de Educação Tutorial – PET foi instituído pela Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e regulamentado pelas Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007. De acordo com o Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial, versão 2006, “O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.”

Dentro do PET são desenvolvidas atividades baseadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, que tem como finalidade proporcionar aos alunos experiências em diversos campos, visando a sua formação global e enriquecendo a formação acadêmica, tanto para a inserção no mercado profissional quanto para o ingresso em programas de pós-graduação.

O Grupo PET Engenharias do IFBA, campus Vitória da Conquista, foi aprovado no edital nº 11 de 19/07/2012 do MEC/SESu, lote III (grupos vinculados a cursos de engenharia e que tenham como foco a promoção e a produção da inovação tecnológica, sem prejuízo dos demais objetivos do PET). As atividades do grupo se iniciaram efetivamente em junho de 2013, com alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Elétrica.

Atualmente, o PET Engenharias conta com 12 discentes, sendo 6 do curso de Engenharia Ambiental e 6 do curso de Engenharia Elétrica, além de uma tutora e dos professores colaboradores. Seu planejamento anual contempla atividades de ensino, pesquisa e extensão, como: programas de monitoria para alunos de graduação do IFBA; curso de idiomas; minicursos para os petianos e comunidade acadêmica; projetos de pesquisa e extensão; atividades de cunho social; visitas técnicas; dentre outras.

Felipe Moura, discente do curso de Engenharia Ambiental e membro do Grupo PET Engenharias, nos contou um pouco sobre a importância e a transformação que a participação no programa trouxe para sua trajetória acadêmica: “Entrei no PET Engenharias em novembro de 2019 e vivi múltiplas experiências. Participar do grupo traz diversas vivências importantes para a vida acadêmica, seja pelo contato com discentes de dois cursos diferentes ou por conta dos semestres distintos nos quais os participantes estão. Ser abraçado por discentes de semestres mais avançados traz uma experiência extra na escrita de artigos, montagem de eventos e nos componentes regulares do curso. Além disso, o contato com grupos PET de todo o país faz com que tenhamos um extenso networking e, dessa forma, abrem-se portas para diversas oportunidades – dentro e fora do PET.

Dentre outras coisas, aumentei meu número de publicações, participo de diversos grupos de pesquisa (na área de resíduos sólidos, georreferenciamento etc.), sou orientado por uma tutora com experiência em diversas áreas e recebo uma bolsa que auxilia em custos na vida pessoal e acadêmica. Por fim, diria que o PET é uma família que traz enormes aprendizados para a vida, nem sempre de modos fáceis, mas sempre úteis.”

Assim, é notória a importância do programa na trajetória de quem passa por ele, pois ainda na graduação é permitido ao estudante conhecer e trabalhar com projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, realizando atividades interdisciplinares, além do contato com outros estudantes e profissionais, o que proporciona uma experiência mais abrangente e completa na graduação.

O InQ.Ifba conversou com a atual tutora do Grupo PET Engenharias, Joseane Oliveira. Confira!

Inq.Ifba: Em uma visão geral, o que é o PET Engenharias? Qual a sua importância? Quais cursos o compõe?

Joseane Oliveira: O PET está vinculado ao Ministério da Educação, SESU. Ele é formado por um grupo de alunos do IFBA, supervisionados por um tutor docente, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua importância está na aquisição de conhecimentos, técnicas e práticas associadas à área de atuação profissional e a outras áreas de interesse do grupo, construção da autonomia do petiano, auxiliando também na formação dos valores e compromissos, sejam eles éticos, políticos, socioambientais e étnico-raciais. Os cursos que compõe o PET são Engenharia Ambiental e Engenharia Elétrica.

Inq.Ifba: Como é trabalhado o tripé ensino, pesquisa e extensão no PET Engenharias?

Joseane Oliveira: O PET Engenharias desenvolve o tripé de maneira articulada, permitindo uma formação global tanto do petiano quanto dos demais discentes do curso. O ensino é trabalhado através de monitorias para os alunos da graduação do IFBA, o MATECA que é uma atividade também proposta pelo grupo no qual os petianos oferecem cursos preparatórios de matemática básica para os calouros para que os mesmos não tenham tanta dificuldade para acompanhar as disciplinas de cálculo do primeiro semestre, contribuindo para reduzir a evasão. A pesquisa é desenvolvida através de projetos de pesquisa que os petianos acompanham com os professores dos seus devidos cursos, também desenvolvendo projetos com os professores colaboradores do PET. Dessa forma, os discentes participam e apresentam trabalhos em eventos científicos, publicam artigos em revistas indexadas e capítulos de livro. O PET Engenharias também já aprovou projeto na FAPESB. A extensão, por sua vez, é trabalhada através de coordenação, organização e promoção de cursos envolvendo diferentes temáticas tanto para o grupo quanto para a comunidade interna e externa ao IFBA. Realizamos trabalhos sociais em diferentes comunidades de Vitória da Conquista assim como em algumas instituições de caridade.

Inq.Ifba: Um ponto forte do PET Engenharias é a interdisciplinaridade. Como ela é promovida dentro do programa?

Joseane Oliveira: A interdisciplinaridade tem por objetivo romper os padrões tradicionais de construção do conhecimento, e no PET Engenharias isso não é diferente. Primeiramente, trabalhamos ao mesmo tempo com dois cursos distintos: Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental. Além disso, dentro do Programa trabalhamos com comissões tais como: marketing, comunicação externa, gestão de pessoas, experiência e profissional. Todos os petianos perpassam pelas comissões com rodízio semestral, possibilitando a troca de experiências. Dentro do mesmo projeto de extensão ou das monitorias, geralmente, há envolvimento de petianos de ambos os cursos. Essa interdisciplinaridade é extremamente importante para o conhecimento e envolvimento dos petianos e para a percepção da importância de se trabalhar em equipe.

Inq.Ifba: Quais mudanças você como tutora percebe nos discentes que passam pelo programa?

Joseane Oliveira: Eu sempre falo para eles que são privilegiados por fazerem parte do programa e que não podem sair da mesma forma que ingressam. Ou seja, ao final sempre peço para refletirem qual a contribuição do programa na sua vida pessoal e profissional e qual a contribuição que eles como petianos deixaram durante a sua passagem pelo PET Engenharias. E eu, como tutora, estou aqui para estimular a aprendizagem ativa, permitindo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Além do mais, os discentes têm a possibilidade de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, a responsabilidade coletiva e o compromisso social.

Inq.Ifba: Como é a forma de ingresso no programa?

Joseane Oliveira: O grupo é composto por 12 bolsistas, sendo 6 do curso de Engenharia Ambiental e 6 do curso de Engenharia Elétrica, além dos alunos não bolsistas e voluntários. O ingresso se dá por meio de edital aprovado pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) que está ligado a Pró-Reitoria de Ensino do IFBA (PROEN). O candidato geralmente é avaliado pelo currículo lattes do CNPq, carta de intenção, proposta de uma atividade de ensino, pesquisa ou extensão e entrevista. O aluno após ingressar no programa poderá permanecer até o final do curso, exceto se for reprovado em duas disciplinas após o ingresso.

Você pode acompanhar as atividades desenvolvidas pelo Grupo PET Engenharias através do site: http://petengenhariasifba.com.br/ ou pelo Instagram: @petengenharias.

 

 

Sobre Camila Dantas

Mestranda em Ciências Ambientais pela UESB campus Itapetinga. Engenheira Ambiental formada pelo IFBA campus Vitória da Conquista. Técnica em Mineração pelo CETEP. Coordenadora de Conteúdo do Portal da Inovação e Qualidade InQ,IFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Inovadoras (GITI) .
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