“Borboletas”: Educação Ambiental na formação infantil, surgiu do edital nº 005/2019 para seleção de projetos de extensão do IFBA campus Vitória da Conquista. O projeto foi iniciado em agosto de 2019 e finalizado em dezembro de 2019, idealizado e executado por Ione Rocha (Coordenadora) e Camila Dantas (Bolsista).
O principal objetivo da proposta foi o de implementar em uma escola, um projeto de Educação Ambiental que envolva toda a comunidade na discussão, incentivando mudanças de atitude frente à questões como: produção de lixo, uso racional da água, preservação e manutenção de áreas verdes, poluição ambiental.
O termo “Borboletas” que nomeia o projeto remete à transformação e superação de formas, paradigmas. São seres vivos que superam o confinamento do casulo em busca do movimento lento e frágil da lagarta, que se alimenta do meio e torna-se pupa, para tornar-se mais forte, e por fim, romper a rigidez do segundo casulo para tornar-se borboletas. Assim, além de embelezarem e explorarem o ambiente onde circulam, se desenvolvem em espécies capazes de reconhecer ameaças, riscos, e ganham aspecto “camuflado”, adaptando-se, ao mesmo tempo em que dão sua contribuição ecossistêmica ao meio. São indicadoras de um ambiente saudável, equilibrado, contribuem para diversidade ambiental com suas inúmeras espécies e para a restauração dos ecossistemas, pois, são polinizadores e fonte de alimento para animais. Nesse sentido, a escola foi pensada como um “viveiro” de pequenas borboletas: a diversidade de crianças que ali ganham impulso para alçar grandes voos através do conhecimento, da socialização, da cidadania. As crianças que tem direito à escola de qualidade com a qual a educação ambiental tem muito a contribuir, são os cidadãos do futuro, que nos inspiram com a leveza de suas ações, percepções e representam uma esperança efetiva por um mundo melhor a ser construído para elas, mas também com sua participação. É imperativo, a partir dessa perspectiva, contribuir para que a escola não permaneça como casulo frágil, ou rígida e fechada como a pupa, mas possa articular membros, parceiros e alçar movimentos novos através da Educação Ambiental.
O projeto foi aplicado na turma do 4º ano matutino da Escola Municipal ‘Zulema Cotrim’, com a duração de dois meses de visitas semanais à escola, e com a duração de cerca de 1 hora e 30 minutos. A cada semana um tema era abordado de forma expositiva e trabalhado em atividades e dinâmicas de grupo com os discentes. Dentre as discussões realizadas, foram apresentados temas como: fauna, flora, preservação, lixo, água, dentre outros. As atividades tiveram a intenção de demonstrar como pequenas atitudes colaborariam para a preservação do meio ambiente.
A finalização do projeto enfocou a importância da busca pelo conhecimento com uma visita dos discentes ao IFBA, onde puderam conhecer a instituição como um todo. Dentre outras experiências, os discentes conheceram o laboratório de biologia, apreciaram uma apresentação na sala de música, utilizaram o espaço do refeitório para o lanche, conheceram diferentes tipos de salas de aulas, e assistiram a uma apresentação teatral no auditório.
Apesar do curto período de tempo o projeto obteve um retorno muito positivo, por parte dos alunos, professores e da escola como um todo, fato que valoriza o trabalho realizado e contribui para a formação pessoal e profissional das idealizadoras e executoras, motivando o aprimoramento e continuidade desta iniciativa.