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ÔNIBUS ELÉTRICOS NA CAPITAL DA BAHIA, FASE EM TESTE

Por:  Liandra Araújo Souza

Juntamente com o avanço tecnológico, surge a necessidade de usar essa tecnologia como aliada para solucionar problemas ligados à rotina das pessoas. Com esta ideia, no dia 16 de julho de 2019, iniciou-se a segunda fase de testes do ônibus elétrico na cidade de Salvador, capital baiana, com duração de 30 dias. Para que o ônibus entrasse em circulação, primeiro foi realizada a primeira fase de testes com duração de 60 dias, período no qual foram realizados testes técnicos nas garagens com vistorias.

O ônibus 100% elétrico é da empresa chinesa BYD. Sendo associado à alta tecnologia pela indústria automobilística na atualidade, o ônibus elétrico assume o status de um dos símbolos da preservação ambiental e luta contra o aquecimento global, visto que não emite gases prejudiciais ao meio ambiente e a saúde da sociedade. O seu funcionamento se dá através de um motor elétrico, que usa a energia armazenada em baterias recarregáveis, que em seguida é convertida em energia elétrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando assim o movimento do veículo.

Por volta da década de 60, na cidade de Salvador, com o fim de modernizar o sistema rodoviário, foram comprados ônibus elétricos de origem italiana que, por alguns anos, estiveram em circulação em alguns pontos da cidade. Porém, devido à falta de estrutura e investimentos, o uso dos ônibus foi descontinuado. Em 2019, entretanto, surge a possibilidade da volta dos ônibus elétricos na capital. Esses ônibus têm capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, possuem dois motores, um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e conseguem rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4 horas para ser recarregada.

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Com a aprovação do uso dos ônibus elétricos em Salvador, eles serão limitados a circularem apenas nos trilhos destinados ao sistema BRT (Bus Rapid Transit), por causa de sua estrutura física. Desta maneira, o objetivo inicial da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) é checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas da cidade.

O ônibus elétrico se apresenta como um grande passo para o desenvolvimento do estado da Bahia. Além de ser uma tecnologia limpa, ou seja, veículo não-poluente e autônomo, proporciona aos seus passageiros uma viagem confortável, sem ruídos e possui estrutura adequada para atender aqueles que tem algum tipo de limitação física. Em vista de tantos benefícios, o que pode ser considerado preocupante é o alto custo do equipamento, cerca de R$ 1,4 milhão, ou seja, quatro vezes mais caro que um ônibus convencional, comercializado por R$ 400 mil.

Para maiores informações, consulte: http://g1.globo.com/bahia/bahia-agora/videos/v/salvador-recebe-testes-com-onibus-eletrico-na-frota-urbana/7768210/

Sobre Mayara Alexandreø

Graduanda em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) - Campus Vitória da Conquista; Fez parte do Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAEE) do IFBA; Fez parte do grupo de pesquisa Sistemas de Hardware e Software do Instituto Federal da Bahia; Atualmente faz parte do grupo de pesquisa Sistemas Complexos da instituição; Colunista voluntária do Portal da Inovação e Qualidade do IFBA (https://inq.conquista.ifba.edu.br/v1/); Bolsista da CNPq na modalidade Iniciação Tecnológica.
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